Pesquise neste blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

O ciclo da notícia no Twitter


A articulista Stacey Higginbotham acredita que, ao se tornar uma importante plataforma de embarque para conteúdos na web, o Twitter criou um ciclo próprio da informação.
Com a notícia da morte do terrorista Osama Bin Laden, esse ciclo ficou evidente:
Ele teria 7 fases e se daria mais ou menos dessa forma:
Primeiro, a fase de agitação (os primeiros tweets/rumores sobre a morte de Bin Laden começam a circular), depois a da incerteza (será que a informação que circula no Twitter sobre a morte de Bin Laden é verdadeira?/os usuários do Twitter esperam por informações oficiais), seguida da busca pelavalidação (alguns usuários correm para tradicionais sites de notícias), da confirmação(pronunciamento oficial da Casa Branca), o que abre espaço para a fase das brincadeiras e update de serviços (criação de fotomontagens e falsos perfis tendendo para o humor/a Google insere no Google Maps o local onde Bin Laden foi morto), da ação (no próprio Twitter, as pessoas começam a procurar por mais informações entre os amigos ou a combinar encontros para comemorar a morte do terrorista), e, finalmente, da análise do ocorrido (compartilhamento de links para artigos escritos por especialistas).
Ainda não havia reparado detalhadamente nesse ciclo. Para mim, o burburinho online em torno da morte de Bin Laden deixou bem evidente como funciona o “atual ecossistema de informação”, que tem como premissa a coexistência entre os meios e o consumo simultâneo de conteúdo.
Ou seja, os conteúdos disponibilizados sob as mais diferentes plataformas interagem entre si e os usuários ignoram as fronteiras entre eles. Um acaba complementando o outro.
A TV não anula o Twitter e vice-versa.
Uma hora (ou simultaneamente) é a TV que ecoa o Twitter, outra hora é o Twitter que reverbera a TV. Um complementa e potencializa o outro

Um comentário:

Roberta Fraga disse...

Interessante essa sistematização. Ficou evidente mesmo. Em uma das matérias mostra a pessoa que morava perto da casa e diz que ela twittou que "algo estava acontecendo".