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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resenha (exemplo)

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Autor Elvis Rossi Mello 

Resenha Bibliográfica “Técnicas de comunicação escrita”, Izidoro Blikstein. São Paulo: Editora Ática, 2003. 97 p.

Apresentação O livro Técnicas de comunicação escrita foi desenvolvido por Izidoro Blikstein, especialista em lingüística e semiótica, professor orientador de várias teses nos departamentos de pós-graduação da PUC-SP e da USP. O autor fez pesquisas em: GARCIA, Othom M. Comunicação em prosa moderna; GUIRAUD, Pierse, A Semiologia; LUFT, Celso Pedro, No guia ortográfico; WHITAKER, Penteado J.R., A técnica da comunicação humana.

Resumo Neste livro o autor “brinca” um pouco com a língua portuguesa, narrando uma pequena história que desencadeia uma grande confusão por falta de entendimento entre patrão e colaborador.

No capitulo I, “Quem não escreve bem...perde o trem!”, o autor narra uma historia muito interessante de um bilhete escrito por um patrão à sua secretaria. A confusão começa quando o patrão escreve o bilhete de maneira imprópria e errada, tanto na escrita quanto na clareza de suas ordens para a secretaria. É um bilhete pedindo para que a secretaria comprasse uma passagem de trem para a Cidade do Rio de Janeiro às 8:00 horas do dia seguinte, no entanto, a secretaria quando lê o bilhete, entende seu pedido de maneira diferente, da qual seu patrão imaginara ter escrito. A conclusão foi uma grande confusão, pois o patrão perdeu o trem e perdeu um possível cliente.

No capitulo II, “Segredos da comunicação escrita”, podemos observar varias dicas para se escrever bem, para que a pessoa que estiver lendo o que escrevemos, esteja entendendo o que realmente estamos querendo transmitir. Aqui o autor mostra onde o patrão errou ao redigir o bilhete, e como ele deveria ter escrito de maneira correta, para que a secretaria não tivesse que “interpreta-lo” ao lê-lo. Comunicar-se bem ou escrever bem não é luxo, nem exibicionismo, é uma questão de sobrevivência.

No capitulo III, “Estrutura e funcionamento da comunicação”, o autor nos mostra que para haver uma comunicação, deve haver o remetente e o destinatário da mensagem. Quando escrevemos uma mensagem não podemos pensar em apenas nós mesmos, é preciso que nos preocupemos principalmente com o destinatário. Há varias coisas que devemos observar quando estamos passando uma mensagem: como pegar a idéia, mensagem de signos, associando-se entre estímulos físicos e uma idéia, codificação e decodificação, enxergar a meta, ter domínio dos códigos, ou seja, aquilo que você pode ver, e a quem esta escrevendo.

O capitulo IV, “Ganchos para agarrar o leitor”, nos mostra como uma leitura pode ou não ser atraente, e que chame a atenção do leitor. Um bom modo para atrai-lo é não sobrecarregar a mensagem com informações muito complicadas, muito difíceis de ser entendidas. Utilizando um modo simples de escrever com palavras descomplicadas, e de preferência utilizando gravuras para ilustrações das mesmas, pode-se alcançar os objetivos em um menor tempo.

No capitulo V e VI, o autor faz um resumo dos capítulos anteriores, e diz que para termos uma boa comunicação, temos que fazer uso de algumas técnicas, tais como: remetente, destinatário, mensagem, código, repertorio, veiculo, entre outras, e como toda boa receita devemos utilizar com bom senso e uma visão critica.

Crítica O livro Técnicas de comunicação escrita de Blikstein, tem uma leitura agradável, pois ele escreve de maneira fácil de ser entendido. O autor tem vasta experiência no mundo acadêmico e editorial. Pode-se dizer que ele atingiu seus objetivos, passando suas idéias e inovando com exemplos que prendem a atenção do leitor. A leitura torna-se uma brincadeira, pois logo na primeira página, ele escreve um pequeno texto, e tudo mais a seguir gira em torno deste texto. Por fim, indico este livro a pessoas que gostam de português, e querem se aprofundar um pouco mais nas maneiras corretas de comunicação, é uma leitura agradável e um livro bem editado.



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