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terça-feira, 9 de novembro de 2010

A resenha bibliográfica

A resenha bibliográfica


por Antônio Joaquim Severino*

Uma resenha comporta várias partes lógico-redacionais:

Cabeçalho: transcreve os dados bibliográficos completos da publicação resenhada.

Pequena Informação sobre o autor do texto. Dispensável se o autor for muito conhecido.

Exposição sintética do conteúdo do texto. Esta exposição deve ser objetiva e conter os pontos principais e mais significativos da obra analisada. Pode seguir capítulo ou parte por parte. Deve passar ao leitor uma visão precisa de teor do texto.

Comentário crítico. Trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou. Essa avaliação crítica pode assinalar tanto os aspectos positivos quanto os aspectos negativos. Assim, pode-se destacar a contribuição que o texto está trazendo para determinados setores da cultura, sua qualidade científica, literária ou filosófica, sua originalidade etc; negativamente, pode-se explicitar as falhas, incoerências e limitações do texto.


As críticas devem ser dirigidas às idéias e posições do autor, nunca a sua pessoa ou às suas condições pessoais de existência. Quem é criticado é o pensador/autor e suas idéias e não sua pessoa. É sempre bom contextuar a obra a ser analisada, no âmbito do pensamento do autor, relacionando-a com seus outros trabalhos e com as condições gerais da cultura da área, na época de sua produção.

Na medida em que o resenhista expõe e aprecia as idéias do autor, ele estabelece um diálogo com o mesmo. Nesse sentido, o resenhista pode até mesmo expor suas próprias idéias, defendendo seus pontos de vista, coincidentes ou não com aqueles do autor resenhado.

Como construir a resenha?
Com relação à elaboração de uma resenha, ter presente as seguintes orientações:

O cabeçalho é composto pelos dados bibliográficos do livro, a fim de se ter a identificação do texto a ser resenhado. Transcritos esses dados, construir a resenha dando os passos que se seguem. Não há necessidade de capas, páginas de rosto, etc.

Fazer algumas considerações introdutórias, contextuantes, para se criar um clima, dando a entender qual o âmbito do problema que o livro vai discutir.

Em seguida trazer algumas informações sobre o autor: quem é ele, qual a sua área de formação e de especialização, se já publicou outras obras, quais as suas principais posições, para que escreve o atual livro, etc.

Num momento seguinte, retomar e expor os principais elementos do conteúdo do livro, acompanhando o raciocínio do autor. Não é preciso detalhar muito. Se for o caso, destacar algum ponto mais relevante.

Concluir com algumas considerações finais, inclusive críticas. Trata-se de um livro importante? Por quê? Traz alguma contribuição? Para quem? Vale a pena ser lido? Por quê? Quem deve lê-lo? As posições do autor são coerentes, sólidas? São originais ou o autor é repetitivo? Etc.

No decorrer do texto, pode-se inserir pequenas passagens, quando relevantes e ilustrativas, colocando-as entre aspas e citando a página de onde foram transcritas. Mas não se deve fazer citações de outras fontes nem inserir outras referências bibliográficas. Também os comentários e apreciações podem ser distribuídos ao longo do texto, quando oportuno.
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* Professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP
** Fonte: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2007, p. 210 (23ª edição revista e atualizada). Publicado com a autorização do autor.




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Formulário de resenha bibliográfica


A resenha deve ser escrita em texto corrente (letra 12, tipo Times New Roman ou Garamand, espaço simples), com 2 a 3 páginas.
  • Nome do Resenhista:
  • Bibliografia completa do artigo: (autor, título do texto, nome do periódico, vol. e/ou no., ou data da revista, ano, página inicial e final do artigo (endereço da Internet, quando for o caso).
I.                   Conclusão sumária da Autoria:
II.                Digesto:
a.       O ‘problema’ da pesquisa que o autor trata;
b.      Seqüência argumentativa ou demonstrativa que conduziram às conclusões;
c.        Em quantas partes se divide o artigo e o que é tratado em cada uma delas, de forma resumida.
III.             Metodologia da autoria:
a.       Como o autor comprovou os argumentos;
b.      O resenhista deverá caracterizar as linhas metodológicas utilizadas pelo autor na elaboração do texto analisado
IV.              Quadro de referência da autoria (opcional):
a.       Se possível concluir como o autor se posiciona diante das perspectivas (teorias) utilizadas ou criticadas, ou a escola de pensamento que está filiada a autoria.
V.                 Crítica do resenhista:
a.       O resenhista deverá explicitar seu parecer objetivo sobre o artigo: as críticas deverão estar embasadas pelos conteúdos teóricos a partir dos quais o resenhista estabeleceu sua análise (se possível);
b.      O resenhista deverá explicitar pontos de concordância ou discordância com o autor.
c.       Não basta dizer que concorda ou discorda da autoria, é preciso indicar em que você discorda ou concorda, o porquê de seu posicionamento e subsidiá-lo, se possível, cientificamente.
VI.              Relevância do texto para o objeto da disciplina: Pontos, argumentos ou dados constantes do artigo que serão importantes para a disciplina. Os trechos citados deverão vir acompanhados do número da página de onde foi retirado.


OBS: Lembre-se que uma resenha deve ser escrita com suas próprias palavras, ou seja, as idéias do autor devem ser recompostas por meio de paráfrases. Sua resenha não pode ser uma transcrição do artigo, deve ser um novo texto. Quando for necessária a utilização de trechos do livro, estes devem vir diferenciados por aspas e com a indicação da página. 


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