Pesquise neste blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Paper, ensaio e resenha

Fonte: http://cae.freeservers.com/tecnicaresenha.htm

:: PAPER- Definições

Para a ABNT (1989) paper é um pequeno artigo científico, elaborado sobre determinado tema ou resultados de um projeto de pesquisa para comunicações em congressos e reuniões científicas, sujeitos à sua aceitação por julgamento.

Os propósitos de um paper são quase sempre os de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, cotejar dados, prover uma metodologia própria e, finalmente, concluir ou eventualmente recomendar.
O paper é intrinsecamente técnico, podendo envolver fórmulas, gráficos, citações e pés de página, anexos, adendos e referências.

Num paper a opinião do autor é velada e tem a aparência imparcial e distante, não deixando transparecer tão claramente as crenças e as preferências do escritor.

Para Carmo-Neto (1996) os dados de um paper são geralmente experimentais, mensuráveis objetivamente; mesmos os mais intuitivos ou hipotéticos sempre imprimem um certo pendor científico, e quase sempre são formados a partir de uma metodologia própria para aquele fim.

:: Estrutura

Um paper deve conter os mesmos  elementos de uma monografia:
  • Título;
  • Nome completo do(s) autor(es);
  • Resumo e/ou Abstract;
  • Introdução;
  • Revisão da Literatura;
  • Metodologia;
  • Desenvolvimento;
  • Resultados;
  • Discussão dos Resultados;
  • Conclusão;
  • Anexos e/ou Apêndices;
  • Bibliografia.

Embora um paper apresente número de páginas variado, de 15 a 20 páginas é o tamanho aceitável.

:: Utilização

  • Trabalho final de disciplinas de Cursos de Especialização, de Mestrado e de Doutorado;
  • Apresentação em congressos;
  • Publicações periódicas de papers, ex. READ (Revista Eletrônica de Administração – PPGA/EA/UFRGS).

Fontes de referências:

.:: ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.Normatização da documentação no Brasil; (PNB-66), Rio de Janeiro, IBBD. Texto oficial a respeito da padronização das normas técnicas para elaboração de trabalhos científicos. Fornece diretrizes e modelos para a bibliografia e documentação dos escritos científicos.

.:: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, 21a. ed. rev., São Paulo: Cortez, 2000.

:: ENSAIO TEÓRICO - Definições

O Ensaio Teórico consiste em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica, como acontece nos tipos de trabalhos anteriormente conceituados. 

O ensaio não dispensa o rigor lógico e coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual. Daí muitos pensadores preferirem esta forma de trabalho para expor suas idéias científicas ou filosóficas.

As normas de apresentação desses trabalhos podem ser encontradas nas referências fontes úteis ou em qualquer outra obra similar de sua preferência.

"É uma exposição metodológica dos assuntos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado o exame de um assunto. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112).


:: RESENHA- Definições

Tipo de resumo crítico, contudo mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparação com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero, por isso normalmente a resenha é uma tarefa para especialistas no assunto, como professores de determinada área.

Segundo Andrade (1997), resenha é um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada.

:: Estrutura
A resenha deve ser escrita em terceira pessoa, implicando em certa neutralidade, o que é limitado, porque na seleção e organização do texto já ocorre intenção de quem escreve.

:: Elementos de Identificação

Uma resenha deve conter os seguintes elementos:

1. Referência bibliográficas do texto a ser trabalhado;

2. Credenciais do autor: informações gerais sobre a formação e a experiência do mesmo no assunto;

3. Resumo da obra (digesto): resumo das principais idéias contidas no texto e de que trata a obra. Características especiais se for o caso, como foi abordado o tema e se exige outros conhecimentos;

4. Conclusão do autor: existe conclusão ou não? Onde está? Quais foram  as conclusões?

5. Crítica do resenhista: análise e julgamento da obra. Qual a contribuição da  obra? As idéias são originais? Estilo? E a complementação abaixo:

Local da Publicação;
Edição;
Autor;
Título;
Editora;
Data;
Tamanho;
Autoria;
Resumo;
Tipo de Livro;
Bibliografia;
Apreciação

Nenhum comentário: